Polishop

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Facebook deleta milhares de perfis fakes e "curtir" ilegítimos


O Facebook começou nesta semana a deletar milhares de usuários fakes e “curtir” falsos. O número exato ainda é incerto, mas, conforme o The Verge, a quantidade de fãs de muitas páginas já caiu drasticamente em um único dia.

Um exemplo é o da página Texas HoldEm Poker, da Zynga, que perdeu mais de 96 mil curtidas apenas nesta quarta-feira (26/09), segundo dados da PageData. As fanpages das cantoras Rihanna e Lady Gaga também sofreram quedas, embora menores: 31,7 mil e 22 mil, respectivamente.
A iniciativa veio cerca de um mês após o Facebook anunciar planos de acabar com contas e curtidas “fantasma”, como parte de um esforço para garantir a autenticidade em toda a rede social. “Essas novas medidas incrementadas e automatizadas vão remover as curtidas compradas, geradas por malware, contas comprometidas e usuários enganados", avisou a companhia. 

O Facebook ainda garantiu que o impacto sobre as páginas vai ser mínimo e estimou um declínio de, no máximo, 1% na base de fãs. O que, até agora, se provou verdadeiro: embora as quase 100 mil curtidas a menos na página do Texas HoldEm Poker seja um número grande, não é muita coisa frente ao número total de fãs da página. São 63 milhões de pessoas, ou seja, as perdas representam apenas 0,15%.
Há alguns dias novas páginas brasileiras foram deletadas sem motivos oficialmente informados aos donos das fan pages (de acordo com relatos dos mesmos ao TechMestre). Vale ressaltar que não temos dados oficiais sobre os reais motivos da exclusão das novas páginas, portanto, todas as informações tratam-se de suposições. 


Dentre as páginas do Brasil que foram retiradas do ar pelo Facebook citam-se algumas abaixo:

1. Para morrer de rir
2. Sábias Palavras
3. Morre que passa
4. Amar Sempre Vale a Pena
5. Sou Jovem
6. Proibido Rir
7. Pensamentos Aline Lopes
8. a alma sente
9. Simplesmente apaixonados
10. Fatos Jovens
11. Amor Excepcional
12. Para Todas Mulheres
13. Reflexo Do Sabe
14. Simplesmente Nós
15. Mais de Mim
16. Amor em versos
17. Mundo Lol
18. Humor Doido
19. O Amor Supera Tudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário